Veículo de Fiscalização é usado para alocar carros do Estacionamento Rotativo de Joaçaba

Erval Velho e Região sexta-feira, 20 de maio de 2022 15h40min

Nos últimos dias, as pessoas que passam pelas avenidas e ruas de Joaçaba notaram a presença de um veículo de Fiscalização circulando pela cidade. O fato gerou muitos comentários por parte de alguns munícipes que questionaram qual seria a função desse novo tipo de fiscalização. O veículo, identificado na foto desta reportagem, pertence a empresa que realiza a gestão e operacionalização do Estacionamento Rotativo da cidade. A Rede Estacionamento Digital implantou o uso do novo veículo para dar mais agilidade ao trabalho, controle e monitoramento dos veículos cadastrados.
Via aplicativo, os usuários podem autorizar a empresa para alocar o veículo, no momento em que o monitoramento passar pelo local. O carro, que possui um sistema com câmeras e um aplicativo ligado ao sistema, faz de maneira automática a alocação dos carros com as placas cadastradas no sistema. A tecnologia, de acordo com a empresa, possui o objetivo de facilitar a vida do usuário, que terá seu veículo alocado com segurança, desde que esteja cadastrado e com créditos no sistema.
Segundo a empresa responsável, esse sistema já é utilizado em Guarulhos/SP, Vitória da Conquista/BA, Lages/SC, Montenegro/RS e tem como intuito otimizar o monitoramento. A empresa salienta ainda, que o veículo de fiscalização utilizado, bem como os monitores, não possui autorização para aplicar multas aos usuários. O processo de multa é prerrogativa apenas da Polícia Militar, ao constatar avisos de irregularidades nos veículos que descumpriram as regras do estacionamento rotativo.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Joaçaba Fonte: Éder Luiz