Eleições 2020: eleitores escolhem prefeito e vereadores de Florianópolis neste domingo

Santa Catarina sábado, 14 de novembro de 2020
Eleições 2020: eleitores escolhem prefeito e vereadores de Florianópolis neste domingo


Dez candidatos disputam a prefeitura da capital de Santa Catarina. Eleição para a Câmara Municipal tem 508 candidatos para 23 vagas. Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Cláudio Caldas/Arquivo pessoal
Os eleitores de Florianópolis decidem neste domingo (15) nas urnas quem será o prefeito que comandará a cidade de 2021 a 2024.
Na capital catarinense, são 357.049 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Há 10 candidatos na disputa: Alexander Brasil (PRTB), Angela Amin (PP), Dr Ricardo (Solidariedade), Gabriela Santetti (PSTU), Gean Loureiro (DEM), Helio Bairros (Patriota), Jair Fernandes (PCO), Orlando (Novo), Pedrão (PL) e Professor Elson (PSOL).
Para as 23 vagas na Câmara Municipal, são 508 candidatos na disputa. Conheça todos eles na ferramenta do G1: Quem eu escolho.
Candidatos a prefeito de Florianópolis nas eleições 2020; veja a lista
Patrimônio dos candidatos à prefeitura de Florianópolis varia entre zero e R$ 4,9 milhões
Eleições 2020: planos de governo dos candidatos a prefeito de Florianópolis
Florianópolis terá locais de votação alterados neste domingo; veja a lista
Mais de 5,2 milhões de eleitores votam no primeiro turno das eleições 2020 em SC
Cidade de 508.826 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Florianópolis tem 53,4% do eleitorado composto por mulheres. A maior parte dos eleitores têm entre 35 e 39 anos. São 42.598 eleitores nesse grupo, o que representa 11,93% do total.
Entre os mais jovens, há 119 adolescentes de 16 anos e 393 de 17 que podem votar. Acima de 70 anos, quando o voto não é mais obrigatório, são 414.999. A maior parte dos eleitores têm grau de instrução de superior completo. São 116.939 pessoas nesse grupo, o que representa 32,75%. Outras 1.117 são analfabetas. Do total de eleitores, 1.362 têm alguma deficiência e 37 têm nome social.
Conheça mais sobre os candidatos à Prefeitura de Florianópolis
Candidatos a prefeito de Florianópolis (SC) em Ordem alfabética. Na primeira fila da esquerda para a direita: Alexander Pereira (PRTB), Angela Amin (PP), Elson Pereira (PSOL), Gabriela Santetti (PSTU) e Gean Loureiro (DEM). Na segunda fila da esquerda para direita: Helio Cesar Bairros (Patriota), Jair Fernandes de Aguiar Ramos (PCO), Orlando Silva (Novo), Pedro Silvestre (PL) e Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade).
Arte NSC
Os planos dos candidatos a prefeito de Florianópolis para a Educação
Os planos dos candidatos a prefeito de Florianópolis para a Saúde
Veja as propostas dos candidatos de Florianópolis para mobilidade, saúde, educação, saneamento e emprego
Jogo eleitoral: qual candidato de Florianópolis tem mais a ver com você?
Alexander Brasil: tem 44 anos, é advogado, economista e professor de geografia. A odontóloga Letícia Mattos é a vice da chapa.
Angela Amin: Angela Amin tem 66 anos e é mestra na área de Engenharia do Conhecimento. Ela é deputada federal, está no terceiro mandato, e já foi prefeita de Florianópolis por duas vezes.
Dr Ricardo: Ricardo Camargo Vieira é médico de família, com atuação nas redes pública e privada, mestre em Saúde Pública e foi professor do curso de Medicina. Teve dois mandatos como vereador na Capital e foi presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).
Gabriella Santetti: Gabriela Santetti tem 29 anos. Ela é professora de história e mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já foi candidata a prefeita da cidade e a deputada federal.
Gean Loureiro: Gean Loureiro é o atual prefeito e é formado em direito, administração e mestre em engenharia de produção. Ele foi vereador por cinco mandatos consecutivos e, em 2011, assumiu o cargo de deputado federal. Loureiro foi também eleito deputado estadual em 2014.
Helio Bairros: Helio Cesar Bairros tem 63 anos. Ele é advogado e mestre em Gestão Estratégica das Organizações pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É empresário e ex-presidente de entidades representativas da construção civil.
Jair Fernandes: Jair Fernandes de Aguiar Ramos tem 34 anos, é técnico em Edificações, carpinteiro autônomo e militante do PCO.
Orlando: Orlando Silva tem 47 anos. Ele é advogado e escritor. Tem doutorado e mestrado em Direito e é professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Empresarial.
Pedrão: Pedro Silvestre tem 33 anos, é graduado em Administração Pública e está no segundo mandato como vereador da Capital catarinense.
Professor Elson: Elson Pereira tem 57 anos. Ele é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formado em Engenharia Civil, mestre em Administração Pública e doutor em Urbanismo.
Initial plugin text
VÍDEOS: Funciona assim - eleições 2020
Veja mais notícias do estado no G1 SC





Brasil

Erval Velho e Região

Lives

Lives22/11/2020

Talentos da Terra

Lives22/11/2020

Igreja Presbiteriana

Lives18/11/2020

Padre Paulo

Lives17/11/2020

Programa A voz da Igreja


Santa Catarina