Erval 104,9 FM

Programa Sebraetec foca em inovação para oferecer solução eficiente ao empreendedor

Santa Catarina segunda-feira, 23 de novembro de 2020




Programa Sebraetec foca em inovação para oferecer solução eficiente ao empreendedor

Com objetivo de potencializar os resultados de micro e pequenas empresas, o Sebrae/SC investe em desenvolvimento tecnológico para aumentar a competitividade dos negócios "Para aumentar a competitividade do seu negócio e com isso obter mais lucro é fundamental inovar". Quem afirma é Sérgio Henrique Pereira, analista técnico da Gerência de de Inovação e Empreendedorismo do Sebrae/SC, que sugere às empresas buscarem, continuamente, aperfeiçoar seus processos, por meio da inserção de inovações que permitam agregar novos métodos de produção, gerando processos, produtos e serviços mais ágeis, mais produtivos, mais eficientes e com menos desperdícios, melhorando, desta forma, seus resultados financeiros.
Para Sérgio é preciso também que os pequenos negócios repensem novas estratégias de abordagem no mercado, buscando maior visibilidade do seu negócio para atrair mais clientes e tornar-se mais competitivo.
Para os empreendedores com esses objetivos e que se enquadram como micro e pequenas empresas, MEI, produtor rural e artesão, Sérgio indica o Sebraetec.
“O Sebraetec é um programa de consultoria do sistema Sebrae, que oferece soluções de tecnologia e inovação para as empresas, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços, a conquista de novos mercados com desenvolvimento de novos produtos, a certificação de sistemas e produtos, o desenvolvimento de marcas, uma comunicação visual mais atraente, novas embalagens, o visual e ambientes de loja mais atraentes, o atendimento à normas e legislações, uma maior presença nas mídias digitais, etc”, afirma Sérgio.
Com aproximadamente 270 serviços, distribuídos em áreas e subáreas temáticas, destaca-se no Sebraetec a grande procura por consultorias em ‘Mapeamento e melhoria de processo’, ‘Gestão da qualidade’ e ‘Design de comunicação’.
As empresas buscam o Sebraetec, segundo Sérgio, como uma forma de superarem suas dificuldades e desafios internos e externos e assim se tornarem mais competitivas no mercado, com mais qualidade nos produtos e serviços ofertados, maior produtividade, menos custos e mais faturamento.
Consultorias focadas em resultados
Com consultorias que proporcionam ao empreendedor resultados que possam ser medidos e serem efetivos nas soluções dos problemas ou necessidades levantadas, o Sebraetec destaca-se porque possibilita ao participante:
Entender qual é a sua “dor”, compreender quais suas necessidades e deficiências;
Ter conexão com uma rede de prestadores de serviços especialistas nas diversas áreas do Sebraetec, que podem auxiliar na resolução de seus problemas, através de consultorias, serviços metrológicos e certificações;
Ter o custo do Programa subsidiado, podendo subsidiar até 70% do valor da consultoria.
Sérgio conta ainda que muitas empresas se fidelizam ao Sebraetec, realizando mais de uma consultoria.
“Algumas empresas chegam à criar uma trilha de consultorias Sebraetec, abordando as várias áreas temáticas oferecidas, como por exemplo realizando uma consultoria em mapeamento e melhoria de processos para aumentar a produtividade, depois em gestão da qualidade para implantar normas e procedimentos, depois em design de comunicação para comunicar seus produtos e serviços no mercado e por aí vai”, afirma o analista técnico da Gerência de de Inovação e Empreendedorismo.
De acordo com uma pesquisa interna realizada pelo Sebrae, em 2019, sobre o Sebraetec, os resultados foram bastante positivos.
Os dados apontaram que das empresas participantes:
50% aumentaram o faturamento;
76% obtiveram retorno do investimento em 12 meses (46% em 6 meses);
90% aumentaram a qualidade de produtos/serviços;
84% reduziram desperdício;
77% melhoraram o atendimento.
Em relação às notas que os empresários deram para o Programa, a mesma pesquisa sinalizou que 9 foi a nota para a qualidade do conteúdo das consultorias, 8,3 para a aplicabilidade, 8,2 para a efetividade e 9,1 como satisfação geral.
Motivação em tempos de crise
Bastante indicado, em tempos de crise, principalmente, na atualidade por conta das mudanças de comportamentos dos clientes, o Sebraetec tem como foco as necessidades das empresas e, nesse momento atual do país, segundo Sérgio, muitos empreendimentos estão se estabelecendo com novos modelos de negócios e tentando se adaptar a protocolos de saúde e segurança.
“A pandemia, por incrível que pareça, não afetou o planejamento que tínhamos para este ano de 2020. Mesmo com a crise e todas as dificuldades que ela trouxe, no campo econômico e das relações, as empresas continuaram a buscar apoio no Sebraetec, procurando tecnologias ou inovações que permitissem que tivessem mais visibilidade no mercado, seja através da implantação de uma loja virtual, seja por uma repaginada na sua logomarca e nas suas peças de publicidade, através de design de comunicação. Algumas empresas, com o auxílio do Sebrae buscaram também aplicar técnicas que tornassem seus processos mais enxutos, mais ágeis e com menor custo. Além disso, foram atrás de certificar seus produtos para ampliar mercados”, revela Sérgio.
Participantes do programa Sebraetec
Divulgação
O empresário Bruno Mena Cadorin, CEO e fundador da WIER Geradores de Ozônio, de Florianópolis, buscou o programa para tornar a empresa mais competitiva no mercado.
“O resultado das consultorias chamaram muito a minha atenção. Mas, o que me surpreendi foi que os consultores pareciam meus sócios, de tão comprometidos que eram com a empresa. De tudo que foi realizado, as duas principais atuações do Sebrae foram na gestão estratégica do negócio e na gestão financeira. O resultado disso foi aumento de competitividade, aumento da taxa de crescimento da empresa, e sem dúvidas uma empresa mais eficiente e sustentável do ponto de vista do negócio. Para se ter uma ideia, neste período de pandemia, a WIER cresceu 500% e o Sebrae teve participação nisso! Ao Sebrae, eu tenho três palavras a dizer: obrigado, obrigado e obrigado!”, conta Bruno, entusiasmado com os resultados.
Para conhecer mais sobre os programas do Sebrae/SC, acesse o site.


Principais do Dia